Jardim vertical: veja como fazer no seu apartamento
20/04/2023
Jardim vertical: veja como fazer no seu apartamento
Cultivar plantas em apartamento não precisa ser uma tarefa impossível. Uma ótima solução para a jardinagem é investir em um jardim vertical. Essa forma de cuidar das plantinhas funciona muito bem em ambientes menores e pode ser o toque de charme que faltava na sua sacada. No artigo de hoje, vamos dar dicas para você montar seu próprio jardim vertical, e mostrar quais os cuidados que esse item precisa.
- O que é um jardim vertical?
- Como montar um jardim vertical
- Em qual lugar do apartamento instalar o jardim vertical?
O que é um jardim vertical?
Como o próprio nome indica, um jardim vertical é a organização das suas plantas de maneira verticalizada, como uma parede verde. Esse item é uma ótima solução para cultivar mudas em espaços pequenos.
Também é um objeto de decoração que transforma o ambiente com a presença da natureza, sendo um elemento muito interessante para tornar um cômodo da casa mais orgânico e fresco.
Como montar um jardim vertical
Existem diferentes opções para montar uma parede verde. Nesse tópico vamos sugerir algumas possibilidades: vale lembrar que é importante respeitar as espécies de plantas que vão compor o seu jardim vertical. Algumas mudas precisam de muita água, outras não gostam de sol direto. O ideal é selecionar plantas que se dão bem juntas e que tenham hábitos de vida parecidos.
Para montar um jardim vertical você pode instalar prateleiras em uma parede da sala e aproveitar a luminosidade da janela. Selecione vasos coloridos para deixar o ambiente ainda mais gracioso.
Outra ideia que traz estilo para a sua decoração é aproveitar uma escada antiga. O jardim vertical pode ser organizado nos degraus e é uma ótima opção para alegrar o canto da varanda.
Ainda no campo do reaproveitamento de materiais, você pode usar garrafas pet para fazer uma composição na parede e criar um jardim vertical todo reciclado. O meio ambiente agradece.
Outra dica que deixa a sua decoração mais descolada é montar um jardim vertical usando pallets. A estrutura da madeira comporta diferentes tamanhos de vaso e dá um ar moderno para o ambiente. Não se esqueça de envernizar a peça para poder molhar os vasos com tranquilidade.
Existe ainda a opção de instalar correntes para pendurar os vasos e assim criar uma cortina de plantas para compor o seu jardim vertical. Essa ideia fica ótima em varandas mais amplas.
Na hora de organizar o jardim vertical leve em conta as espécies das plantas, as regras para o seu cultivo adequado e o espaço que vão ocupar. No próximo tópico vamos falar mais detidamente de possíveis cômodos que podem receber esse tipo de item.
Em qual lugar do apartamento instalar o jardim vertical?
Na hora de definir o local em que será instalado o jardim vertical é muito importante prestar atenção à luminosidade. O ideal é fazer essa instalação perto de janelas ou varandas, para as plantas poderem contar com a luz do sol.
As sacadas dos apartamentos ficam lindas com a presença de vasos e plantas penduradas. Que tal montar um jardim vertical com flores coloridas para trazer mais cor para esse espaço. Outra possibilidade é montar um pequeno jardim vertical perto da janela da cozinha. Pode ser o espaço ideal para cultivar ervas e temperos e, assim, montar uma horta particular.
Observe como o sol se comporta no seu apartamento e pesquise quais espécies gostaria de cultivar. Depois disso, é só escolher o melhor tipo de jardim vertical e mãos à obra! Sua casa vai ficar mais bonita, mais fresca e mais agradável.
Se você está procurando seu próximo apartamento com uma bela varanda para instalar um jardim vertical, acesse o site do Grupo RAP e confira nossos lançamentos. Seu próximo imóvel está esperando por você!