Cuidados que devemos tomar ao comprar um apartamento na planta

24/10/2022

Comprar um imóvel próprio é um sonho para muitas pessoas. Pensando nisso, organizamos um artigo para mostrar as principais vantagens de comprar um apartamento na planta. A ideia é que você entenda como esse tipo de compra pode trazer diversos benefícios para a sua saúde financeira e, também, como pode ser o passo definitivo para realizar o sonho da casa própria. 

Um apartamento na planta é imóvel ideal para quem está procurando um investimento a médio e longo prazo, pois ele ainda não está pronto para morar. Esse tipo de compra é uma excelente opção de negócio para quem pode esperar um pouquinho antes de se mudar. 

A seguir, você vai entender quais as vantagens de comprar um apartamento na planta e como pode começar a alcançar esse objetivo.  Se você se identifica com esse perfil, acompanhe o artigo. 

 

Entenda as vantagens de comprar um apartamento na planta:

 

>  Mais econômico, menos burocrático 

Comprar um apartamento na planta garante ao comprador a possibilidade de negociar o valor da parcela e as condições de pagamento direto com a construtora. Você pode negociar como será feita a entrada para a compra da unidade, ou ainda poderá usar o valor do seu FGTS para abater o valor das parcelas. Além disso, o imóvel ainda em construção é mais barato do que aquele que já está finalizado, pronto para morar. 

Reunimos os documentos necessários para a compra de um apartamento na planta, assim você poderá visualizar o que será preciso para dar esse passo. Vale lembrar que cada tipo de negociação envolve uma burocracia específica, mas em linhas gerais você vai precisar de documentos de identificação e documentos empregatícios.  

 

Documentos necessários para comprar apartamento na planta para compradores:  

Esses são os arquivos que vão fornecer a sua identificação. No caso de pessoas casadas, dependendo da divisão de bens, é preciso apresentar os documentos do cônjuge também. Os documentos empregatícios são muito importantes pois são eles que vão demonstrar que você tem a capacidade de assumir o valor da compra, ou do financiamento. Por esse motivo, comprovar a renda é crucial no processo de compra de um imóvel. 

  • Cópia do RG
  • Cópia do CPF
  •  Certidão de casamento (caso necessário) 
  • Certidão de nascimento (em casos de solteiro)
  • Comprovante de endereço recente (de até três meses antes do início da data da compra)
  • Cópia da declaração de imposto de renda  
  • Se você for assalariado: holerites recentes (de até três meses antes do início da data da compra) e cópia da carteira de trabalho
  • Se você for pensionista ou aposentado: é preciso um documento que comprove a sua renda, vale declaração do imposto de renda, declaração da previdência, cópia dos últimos três recebimentos 
  • Se você for autônomo: cópia da declaração do imposto de renda 

 

> Potencial  de valorização, sem a necessidade de reformas 

Comprar um apartamento na planta também é um investimento com potencial  de valorização. Isso acontece pois as construtoras investem no entorno do terreno, fazendo melhorias na pavimentação, iluminação e urbanização. Por esse motivo, um imóvel comprado nessas condições tem grandes chances de se valorizar com o passar do tempo, funcionando como um investimento no futuro. 

É preciso destacar também o fato de que comprar um imóvel ainda em fase de construção traz outra garantia: as instalações elétricas e hidráulicas serão novas, bem como os acabamentos. O que significa que você não precisará se preocupar em realizar reparos e reformas nessas instalações. Nesse sentido, outro ponto que merece destaque é que em um apartamento na planta você pode escolher quais serão os acabamentos utilizados na construção. Ou seja, o imóvel poderá ser personalizado de acordo com o seu gosto, excluindo mais uma vez a necessidade de alguma reforma na hora de se mudar para a casa nova. 

 

> Mais planejamento 

Sabemos que a mudança é uma das etapas mais complicadas: se você já tem eletrodomésticos e móveis é preciso embalar tudo, contratar uma transportadora, organizar a saída do antigo endereço e a entrada na casa nova. Se você ainda não tem esses itens, é preciso pesquisar as melhores opções, comprar o que for necessário e agendar a entrega. 

Pois essa etapa pode ficar muito mais descomplicada ao comprar um apartamento na planta. O fato desse tipo de imóvel não estar pronto para morar dará mais tempo para você planejar a sua mudança e fazer cada etapa dela com mais calma e tranquilidade. 

Para comprar um apartamento na planta com garantia de boas condições de pagamento, excelentes localizações e ainda ter certeza de segurança e tranquilidade na hora de fechar o negócio, conheça os empreendimentos da Wind Incorporadora, uma empresa do Grupo RAP.

Leia mais