Página Inicial » Rap Engenharia » Escritório de arquitetura e engenharia: entenda como funciona essa área

Escritório de arquitetura e engenharia: entenda como funciona essa área

Escritório de arquitetura e engenharia é fundamental para qualquer procedimento da construção civil. Está precisando desse serviço e precisa conhecer melhor os detalhes? Então continue lendo!

A prestação de serviço de arquitetura e engenharia deve sempre estar pautada em pelo menos dois pilares: projeto e execução. 

Mas você sabe como funciona esses dois princípios na prática? Como uma empresa especializada deve elaborar um projeto e como saber se a execução da obra é realizada da maneira correta?

Hoje, separamos aqui para mostrar quais as características que podem garantir um atendimento e prestação de serviço de alta qualidade.

Antes de mais nada, é importante destacar que os critérios para a contratação de uma empresa de engenharia e arquitetura são variados e muitas vezes subjetivos, mas o objetivo deste artigo é evidenciar as características indispensáveis.

Adiante, iremos demonstrar os pontos mais importantes que definem o campo e abrangência de atuação de um escritório de arquitetura e engenharia. 

  • Conhecendo o projeto do escritório de arquitetura e engenharia
  • A empresa de arquitetura e engenharia na execução de obra
  • O que a empresa deve oferecer para seus clientes?
  • Procurando uma empresa de arquitetura e engenharia inovadora?

Conhecendo o projeto do escritório de arquitetura e engenharia

Qualquer prestadora de serviço especializada em construção civil precisa oferecer recursos de alto nível e conhecimento técnico na elaboração de seus projetos, pois todas as fases seguintes dependem desse planejamento. 

Contudo, ao contrário do que muitas pessoas imaginam, a fase inicial que se desenvolve com a elaboração do projeto vai muito além da produção do desenho técnico ou da definição do conceito de obra.

O período de projeto implica de um escritório de arquitetura engenharia se debruce em questões burocráticas e estratégicas que também influenciam nas etapas seguintes da obra.

Ou seja, para que o projeto elaborado na prestação de serviços de construção civil seja eficiente, é necessário realizar uma avaliação de viabilidade por causa da obra, obter licenças, regulamentar registros, dentre outros serviços. 

Além disso, todas as atividades realizadas na fase de projeto devem ser revisados e aprovadas pelo escritório de arquitetura e engenharia, pelo cliente, pelos órgãos públicos e demais envolvidos com a construção.

A empresa de arquitetura e engenharia na execução de obra

Embora aparentemente a fase de execução esteja mais relacionada com a empresa da construção civil propriamente dita, as empresas de arquitetura e engenharia também desempenham um papel fundamental.

Isso porque, via de regra, o empresas de arquitetura e engenharia tem como função garantir a gestão de todas as atividades de execução das obras. Mas como funciona esse gerenciamento?

Aliado ao que foi definido na fase de projeto, a gestão de obra de garantir que o cronograma apresentado seja comprido. 

Isto é, o objetivo central do gerenciamento de obras é permitir que a entrega seja feita dentro do prazo.

Entretanto, a prestação de serviços de construção civil com a finalidade de gerenciar as obras, deve oferecer muito mais que o comprimento do prazo estabelecido. 

Conheça outras atribuições da prestadora de serviço durante a gestão:

  • Compra e reposição de materiais de construção, com intuito de evitar a falta ou desperdício;
  • Implantação de metodologias e sugestão de tecnologias que otimizam a produção e reduzem os custos;
  • Distribuição de tarefas e definição das etapas de execução da obra;
  • Planejamento estratégico com avaliação de riscos e eventual solução de problemas inesperados.

Sem dúvida alguma, se a empresa de arquitetura e engenharia contratada para garantir a gestão nos moldes apresentados a possibilidade de sucesso e bons resultados ao final da obra é muito grande.

Mas para que a prestação de serviço de uma empresa de engenharia e arquitetura seja ainda melhor, é preciso estar atento a outros detalhes e variam conforme as necessidades de cada obra da construção civil. 

O que a empresa deve oferecer para seus clientes?

A prestação de serviços oferecida por um escritório de arquitetura e engenharia é indispensável para desempenho das funções descritas anteriormente, mas existem algumas características adicionais que ajudam na escolha da melhor opção.

Todavia, nunca é demais destacar que alguns dos critérios de avaliação sobre a qualidade na prestação de serviço são subjetivos e variam de acordo com cliente, mas o objetivo é que as dicas sirvam de inspiração.

Dito isso, é hora de demonstrar como algumas particularidades da empresa prestadora de serviços de arquitetura e engenharia podem influenciar positivamente nos resultados da sua obra.

Localização

Empresas de engenharia em São Paulo, por exemplo, capazes de oferecer um serviço de maior qualidade para seus clientes que também estejam na região. 

Os motivos são óbvios, pois a proximidade garante que os profissionais dessas empresas de engenharia em São Paulo sejam mais ativos e participativos durante o gerenciamento e monitoramento dos obras.

Não menos importante, quando uma prestadora de serviço de engenharia arquitetura está localizada na mesma região que a obra é mais fácil conhecer os procedimentos que eventualmente sejam específicos na região. 

Isso quer dizer que, alguns exemplos disso são as exigências impostas por órgãos públicos regionais e que são mais fáceis de serem resolvidas ou previstas por uma prestadora de serviço local.

Valor

Em razão do alto custo de uma construção, é evidente que o valor para contratação de um escritório de arquitetura e engenharia seja relevante, ainda que o cliente possua um grande orçamento.

Contudo, o valor de contratação de empresas de arquitetura e engenharia não necessariamente precisa ser baixo. 

Isso porque, o que de fato é avaliado é a relação custo-benefício que a prestação é capaz de oferecer ao pensar no custo de uma construção.

Isto é, ainda que a prestadora de serviço de arquitetura e engenharia possua um valor de contratação acima da média, se o seu atendimento é especializado, de alto padrão e diferenciado, não haverá objeção dos clientes.

Além disso, o retorno financeiro que uma obra bem planejada e executada pode trazer é um dos principais estímulos para que o custo de uma construção seja sopesado de maneira responsável e verdadeira.

Portanto, na hora de avaliar o valor cobrado pela prestação de serviço da empresa de engenharia e arquitetura, é importante que essa análise seja feita no contexto geral, considerando todos os pontos e qualificações descritos neste artigo.

Procurando uma empresa de arquitetura e engenharia inovadora?

Nós, da Rap Engenharia, aliamos tecnologia com experiência.

Temos uma infraestrutura e uma equipe de profissionais altamente qualificados para fornecer uma prestação de serviço de alto nível para todos os nossos clientes. 

Estamos há mais de 10 anos no ramo e você pode nos visitar na rua Fiação da Saúde, 145, Ed. Paineiras – Cj 88.

Entre em contato agora mesmo pelo telefone (11) 3384-3439 ou formulário abaixo e saiba mais.

Preencha o formulário e em breve entraremos em contato​

Open chat
Oi, tudo bem? Como posso te ajudar? :)
Oi, tudo bem?
Como posso te ajudar? 🙂