Página Inicial » Rap Engenharia » Custo metro quadrado: como calcular?

Custo metro quadrado: como calcular?

Custo metro quadrado pode ser complicado definir ou saber se o valor aplicado está correto, tanto para as empresas quanto para os clientes. Quer evitar um cálculo incorreto e prejudicial? Acompanhe quais são as principais dicas sobre essa fase tão importante de qualquer obra, o orçamento. 

Calcular e determinar incorretamente qual o valor de cada obra incide em inúmeros prejuízos e problemas. 

Portanto, saber calcular o valor do metro quadrado é imprescindível para todos os envolvidos. 

Mas você sabe o que é considerado no cálculo para custo metro quadrado e quais são os benefícios do cálculo do custo metro quadrado?

É muito importante enfatizar que o cálculo do custo metro quadrado em cada obra pode variar, conforme as características do projeto, embora as dicas apresentadas a seguir servirão para todos os casos. 

  • Quais fatores influenciam no cálculo de custo metro quadrado?
  • Mas como é feito o cálculo de custo metro quadrado?
  • Quais são os benefícios do preço do metro de construção? 
  • Conte sempre com uma empresa especializada
  • Quer saber mais sobre preço do m2 construído?

Quais fatores influenciam no cálculo de custo metro quadrado?

Quando falamos em preço do metro de construção, o primeiro conceito que vem à mente é o da localização, que de fato é um critério que impacta diretamente no valor do metro quadrado.

Isto é, uma obra da construção civil realizada em bairros nobres terá um custo mais alto se comparado aos procedimentos e construções realizados nas regiões periféricas da mesma cidade.

Além disso, o preço do metro da construção civil também é influenciado pelo padrão da obra. Para construções de alto padrão, por exemplo, o custo também é superior. 

Dito isso, veja quais são os outros elementos que influenciam diretamente no custo médio de construção por metro quadrado:

  • INCC – Índice Nacional de Custos de Construção;
  • Qualidade e quantidade de materiais;
  • Custo mão de obra construção civil m2.

Recentemente, o custo metro quadrado para os setores da construção civil passou a sofrer influência de despesas obrigatórias com os funcionários, dentre as quais os gastos com alimentação e EPIs são os de maior destaque.

Mas como é feito o cálculo de custo metro quadrado?

Um dos melhores métodos para definir o preço do metro de contração com a utilização do Índice Nacional de Custos de Construção (INCC) como parâmetro de cálculo. pois o índice é de alta confiabilidade, calculado e disponibilizado pela Fundação Getúlio Vargas.

O INCC apresenta de maneira atualizada se os valores com material, serviços equipamentos subiram ou sofrer algum tipo de queda. 

Para que o preço do metro de construção seja calculado corretamente, é possível utilizar outros métodos de pesquisa, como os dados disponibilizados pelo IBGE e Caixa Econômica Federal, sobre preço de materiais e métodos de produção, respectivamente. 

Além dos valores de referência, o preço do metro da construção civil depende ainda de fórmulas para o cálculo da área específica ou total do imóvel ou obra. Assim, os valores obtidos poderão ser aplicados. 

Quais são os benefícios do preço do metro de construção? 

Quando o custo metro quadrado calcular ou o preço do m2 construído é definido, um dos principais objetivos é garantir que a obra não seja prejudicada um atrasos na entrega, resultantes de ausência de materiais ou recursos financeiros. 

Além disso, com a definição do preço do m2 construído e todos os procedimentos que envolvem a gestão de obras são capazes de evitar adequações ou soluções improvisadas para corrigir algum erro ou problema evitável.

Outra finalidade extremamente relevante para a definição do preço do m2 construído é evitar que a obra exija um investimento acima do orçamento inicial e que muitas vezes não pode ser ultrapassado sem que isso incorra em prejuízos para a obra.

Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, quando é definido o custo mão de obra construção civil m2 esse planejamento vai muito além do financeiro, uma vez que eventuais erros implicam em alterações no cronograma da obra.

Portanto, ao definir o preço do metro de construção, os responsáveis pela gestão de obra estão se resguardando em inúmeros problemas que podem afetar a parte financeira, mas também nos procedimentos de execução. 

Conte sempre com uma empresa especializada

Definir o custo metro quadrado é uma tarefa que exige conhecimento técnico aprofundado e experiência com atuação em pequenas, médias e grandes obras da construção civil. 

Embora muitos profissionais que sejam capazes de oferecer esse tipo de serviço para avaliar e definir o custo metro quadrado, nada é mais eficiente, preciso e ágil que a atuação de uma empresa especializada do setor. 

A contratação de uma empresa especializada também contribui para que os cálculos sejam realizados considerando a fase econômica atual do mercado imobiliário, tendo em vista a sua grande influência na execução de obras. 

Aliás, a situação econômica do país interfere não só no custo da mão de obra, como também para a compra de materiais e investimento em tecnologia específica, pois a construção civil é sempre uma das primeiras a serem afetadas por crises econômicas.

A construção civil, de modo geral, é considerado um termômetro econômico e é imprescindível que a empresa contratada esteja muito bem inserida no mercado para que os cálculos também considere contexto econômico atual.

Quer saber mais sobre preço do m2 construído?

Gostamos de falar que aqui na Rap Engenharia somos uma empresa focada em apresentar soluções sob medida para todos os nossos clientes. 

Por isso, temos uma abrangência de atuação enorme, que é uma das muitas características que fazem da empresa uma das melhores opções para o seu projeto!

Isso porque, os serviços oferecidos por nós da Rap Engenharia são destinados às todas as fases da obra, desde a avaliação de viabilidade aos procedimentos de execução e acabamento. 

Visando o conforto e satisfação de nossos clientes, a Rap Engenharia também assume todas as responsabilidades sobre os processos burocráticos das obras, com a obtenção de documentos e registros necessários para cada projeto. 

A nossa gestão também é um outro fator diferenciado, sempre visando a otimização dos processos produtivos, a redução de custos e principalmente o cumprimento dos prazos de entrega pré-estabelecidos. 

Se quer conhecer outros detalhes e solicitar um orçamento para o seu projeto de pequeno, médio ou grande porte, entre em contato conosco. A nossa equipe ficará muito feliz em oferecer os serviços de alto padrão da Rap Engenharia!

Preencha o formulário e em breve entraremos em contato​

Open chat
Oi, tudo bem? Como posso te ajudar? :)
Oi, tudo bem?
Como posso te ajudar? 🙂