Mercado imobiliário: A tendência da moradia vertical

25/08/2022

Por muitos anos, morar em casas era o sonho de muitas famílias brasileiras, principalmente aquelas com crianças. Entretanto, de duas décadas para cá, o mercado imobiliário notou que a moradia vertical tem tomado esse espaço. Segurança, lazer e privacidade são os grandes diferenciais. De acordo com uma pesquisa do CEM (Centro de Estudos da Metrópole), da USP (Universidade de São Paulo), entre 2000 e 2020 o número de casas na cidade de São Paulo passou de 1,23 milhão (com 158 milhões de m²) para 1,37 milhão (com 183,7 milhões de m²), por exemplo. Já os apartamentos saltaram de 767 mil unidades (com 108,7 milhões de m²) para 1,38 milhão (com 190,4 milhões de m²) no mesmo período. Esse estudo foi baseado em informações da Secretaria da Fazenda da Prefeitura da capital para o lançamento do IPTU. O aumento de residências verticais é significativo, levando em conta os seguintes pontos:

 

1 – Mais segurança

No mercado imobiliário, a segurança é o item mais importante, principalmente daqueles que moram sozinhos ou passam a maior parte do tempo longe de casa. Tendo portaria monitorada 24 horas, controle de acesso rigoroso de pessoas, câmeras de monitoramento em pontos estratégicos e sistemas de alarme são algumas das vantagens de quem mora em prédios.

 

2 – Mais lazer

Quem reside em casa tem o lazer mais personalizado, com gostos pessoais. Porém a residência vertical te traz um variedade maior, como opções de lazer e diversão para toda família. Dentro disso tem piscina, churrasqueira, playground, salão de festas e espaço gourmet, existe maior diversidade de diversão sem preocupação.

 

3 – Privacidade maior

Em condôminos, a estrutura de prédio traz o benefício da privacidade. Tanto com visitas que sempre são anunciadas na portaria quanto aos vizinhos.

 

4 – Localização privilegiada

Na estratégia do mercado imobiliária a construção de um prédio ou condomínios é feita próximo ao centro da cidade ou de serviços, como hospitais, mercado, escolas, shopping. Trazendo a facilidade de locomoção da residência a esses lugares

 

5 – Menos preocupações com manutenção

O mercado imobiliário também destaca a pouca “dor de cabeça” com a manutenção do imóvel. Como há taxa de condomínio, os moradores podem ficar despreocupados com serviços rotineiros de segurança, limpeza, pintura, dedetização e manutenção das áreas externas. Além disso, há prédios que incluem no condomínio gastos com água e gás. Gostou de saber as vantagens de morar em um um prédio? Se você gostou desse conteúdo e quer obter outras informações específicas antes de comprar seu apartamento, aproveite e confira nosso blog.

 

Leia mais